Projeto Gnómon - Escolas da Biosfera
 

A ADERE-Peneda Gerês apresentou uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no uso de Recursos (PO SEUR), com o projeto Gnómon – Escolas da Biosfera, que foi aprovado por um período de 2 anos e encontra-se em execução.

O promotor do projeto é a ADERE-PG em parceria com a ARDAL e com os cinco Municípios do Parque Nacional da Peneda Gerês (Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre).

O projeto Gnómon – Escolas da Biosfera baseia-se na aplicação de uma metodologia de trabalho para atingir o seguinte objetivo:
Promover, na comunidade escolar, a preservação do património natural local, com especial enfoque no conhecimento e proteção de espécies com estatuto de ameaça, através de metodologias pedagógicas e interpretativas participativas e de contacto direto com o espaço, combinando conhecimento das ciências naturais com a antropologia. O objetivo é criar nestes jovens a responsabilidade e empatia perante o ambiente que os rodeia, tornando-os embaixadores dos valores patrimoniais da sua região.
O público-alvo do projeto GNÓMON foi planeado tendo em conta o envolvimento dos vários agrupamentos de escolas e escolas profissionais existentes nos municípios da área do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG). O projeto pretende envolver todos os alunos do 2º ciclo (5º ano) ao ensino secundário (12º ano). No total dos agrupamentos de escolas dos 5 municípios e Escolas Profissionais com níveis de ensino equivalentes (do 2.º Ciclo a ensino secundário), o projeto soma um total de 4202 alunos distribuídos por 218 turmas (dados do ano letivo 2015/2016). Os trabalhos a serem desenvolvidos com os alunos ao longo do projeto estão organizados por forma a envolver também as Porta do PNPG, onde serão realizadas algumas atividades, procurando articular-se os temas e atividades regulares das Portas com os programas e as metas curriculares das várias disciplinas. 

 
Adere © 2012. All rights reserved
Developed by Netgócio ®